Viagens

turismo

Viajando e aprendendo

Todo dia nossos sentidos são bombardeados por mais e mais informações. No mundo moderno as velhas soluções já não bastam para prender a nossa atenção. Aulas chatas, museus empoeirados, fileiras de cacos antigos… quem liga? Os tempos mudaram e a cabeça das pessoas também. Não há nada ruim nisso! Agora queremos ter experiências interativas, sentir, queremos tocar para entender como funciona, como é por dentro, como se faz… Cada ano, no mundo inteiro, surgem mais e mais museus que permitem isso, educando crianças e adultos por meio de brincadeiras e experimentos. Cada um é diferente. Vamos conhecer alguns?

Almoçando em Pompeia
Você já foi num museu arquelógico? Você tem curiosidade? Pois é, não são muitos que aguentam essas intermináveis prateleiras de cacos antigos, pedaços de ossos e fragmentos de objetos enferrujados sem sentido… E que tal se transportar no tempo e se encontrar no meio da luxuosa Pompeia e ver com seus próprios olhos esses objetos quando ainda eram novos? Perto de Napoles existe um lugar onde você pode sentir na própria pele como era a vida naquela época,  antes da erupção do Vesúvio. Parece mesmo uma máquina do tempo. Você passeia nos mosaicos intactos da Casa do Fauno, sente o ar quente dos banhos públicos, senta na mesa de uma rica casa romana. Há também a apresentação panorâmica do Forum de Pompeia que mostra o processo de erupção do vulcão como se você estivesse assistindo ao vivo. O museu funciona de terça-feira à domingo e o preço de entrada é 7,50 euros para adultos e 6 euros para crianças. É um lugar divertido e educativo para todos, programa ideal para a família.

Backstage com os Beatles
O que se pode esperar de um Museu de Música Britânica? Lembranças do Beatles? Claro, isso também! Não tem como esquecer deles. Mas há muito mais! Durante os últimos 60 anos a Grã Bretanha deu ao mundo grandes talentos que mudaram a música para sempre. No British Music Experience você verá objetos que pertenciam aos membros das bandas famosas como Iron Maiden ou Rolling Stones, assim como instrumentos e pertences pessoais de David Bowie e Robbie Williams, para mencionar apenas alguns nomes. O museu possui incrível acervo de milhares de gravações e você pode ouvir todas! Há também o  Dance the Decades –  sala onde você pode aprender e tentar 12 estilos diferentes de dança e o Studio Gibbon. Esse estúdio oferece a possibilidade de tocar vários instrumentos e se você se der bem, eles até gravam o seu show! Para interessados, o museu também oferece cursos, workshops e seminários e organiza shows e concertos.

Natureza humana
Dizem que entender a mulher é impossível. Talvez. Mas antes de tentar entender, temos que conhecer, certo? Essa verdade se aplica a qualquer ser humano. E poucas pessoas realmente sabem como funciona o nosso corpo, o que acontece lá dentro, debaixo da pele, porque e com qual finalidade, como é possível que tudo isso funciona tão harmoniosamente? Por isso foi criado o projeto La Mujer Gigante – um prédio com formato de uma mulher deitada com 38 metros de comprimento e 8 metros de largura. A altura máxima é de 7 metros. Impressionante, não? A visita começa na cabeça onde aprendemos sobre o crânio, construção de olho e ouvido. Explica-se também como funcionam os sentidos. De lá passamos para o tórax. Observamos o processo de respiração e o funcionamento do coração e somos advertidos sobre efeitos de fumar. Depois conhecemos o estômago e o sistema digestivo, passando pelo sistema urinário. No final há ainda o sistema reprodutivo onde podemos ver um feto. A exposição é movel, agora encontra se em Madri, aberta para visistação todos os dias. Mas cuidado – os horários não são fixos! Entrada por 5 euros para adultos e 4 para crianças.

Viagem ao centro da Terra
Existe um lugar único onde você pode observar o nascimento e a vida de um vulcão. E não é um museu! Vulcania é um parque de diversões criado no vulção morto nas montanhas do Maciço Central na França. É um perfeito programa de família. Há várias salas temáticas, onde você pode aprender sobra a geologia da Terra, os efeitos de uma erupção vulcânica, vivenciar um terremoto artificial, ver uma erupção de geiser. Também é possível entrar em uma máquina do tempo para você conhecer toda a história do nosso planeta ou fazer uma expedição para o interior de um vulcão. E o melhor – dá para fazer experimentos que vão te ajudar a entender as mudanças que aconteceram no planeta desde o começo e observar melhor as mudanças da era de hoje. O preço de entrada é 24 euros para adultos e 17 para crianças.

Jantar com Al Capone
Até agora vimos museus tratando de assuntos relativamente sérios, como história do universo, anatomia do corpo humano… Será que não existe algum museu que apresente algo menos científico? Claro que existe! Na cidade mais divertida do mundo, em Las Vegas, acabou de ser inaugurado o Museu de Crime, situado no cassino „Tropicana”, restaurado à moda da época. Este foi um ponto de encontro importante de alguns dos maiores criminosos. Não se pode permitir que o mundo esqueça de pessoas como Al Capone, não é? No acervo do museu, completado graças a doações das famílias dos antigos chefões, encontram-se centenas de pertences pessoais de diversos  mafiosos famosos. Além disso, há filmes e videogames muito interessantes sobre a história de grupos criminosos nos EUA do século XX. Você pode visitar um bar ilegal da época da Proibição, com cômodos secretos e excitantes tuneis escondidos nos subsolos, fotos e documentos, procedimentos policiais de antigamente e muito mais.

Conheça as viagens que separamos para vocês clique aqui

One thought on “Viagens

  1. Maria Perez Shuz disse:

    Muito bom essas viagens educacionais sempre que podemos deixamos nosso filho ir com o professor palhares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.