Sobre

Conheça

José Mauro Palhares

Natural de Bebedouro, texto

José Mauro Palhares – Licenciado em Geografia e História pela Universidade do Oeste Paulista (1994), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2005) e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2011). É Professor na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geomorfologia, Climatologia, Hidrografia e Biogeografia.

texto

Conheça outros fatos

Alguns Números

0
Livros
0
Anos de Experiência
0
Artigos

Últimos Projetos de pesquisa no qual estou trabalhando…

2017 - Atual

Potencialidades para o Desenvolvimento do Geoturismo no Município de Oiapoque – AP, Descrição: A cidade de Oiapoque localizada no extremo Norte do Estado do Amapá, com limites com a Guiana Francesa não possui tradição em atividades econômicas ligadas ao turismo ecológico e histórico, mas possui boas condições e características para o desenvolvimento desta atividade, associado ao seu potencial geológico e geomorfológico com extensas áreas do município assentadas sobre o Escudo das Guianas. Sabe-se que o geoturismo é um novo segmento do turismo caracterizado por ter o patrimônio geológico como principal atrativo, promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas. O objetivo da presente pesquisa é o de levantar o potencial geoturístico do município de Oiapoque com relatos importes sobre eventos geológicos e geomorfológicos. A pesquisa terá como metodologia o trabalho em gabinete a partir do levantamento em várias obras, incluindo livros e artigos científicos, além dos trabalhos em campos com uso de GPS e a produção de mapas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Mauro Palhares – Coordenador / Samella Patricia Lima Paungartten – Integrante / Uédio Robds Leite da Silva – Integrante. 

2013 - 2013

Geoturismo nos Campos Gerais, Descrição: A arquitetura geológico-geomorfológica do estado do Paraná revela-se como um fator fundamental no controle das paisagens existentes, influenciando decisivamente nos diferentes padrões de uso e ocupação por parte da sociedade. Esses controles juntamente com as ações do tempo podem desvelar potencialidades geomorfológicas e geológicas distintas. No entanto, esses aspectos ainda são pouco explorados para a implementação de práticas turísticas que aproveitem a variedade de produtos e processos geomorfológicos e geológicos reconhecíveis nos vários planaltos paranaenses. A região dos Campos Gerais (MAACK, 1948) possui um patrimônio natural, onde seus campos, capões e formas de relevo destacam-se como monumentos que vêm intrigando, aguçando a imaginação e a curiosidade, o que explica o crescente interesse de pesquisadores e visitantes em geral. Entretanto, as poucas informações disponíveis sobre a origem das paisagens ali existentes permitem aos visitantes apenas uma reflexão lúdica. Não existe uma observação adequada sobre a história geológica e geomorfológica local, o que leva a interpretações errôneas sobre sua gênese. Assim, pensando sobre este problema propôs-se nesta pesquisa a verificação dos potenciais geoturísticos dos Parques Estaduais de Vila Velha, Cerrado e Guartelá. A fim de, proporcionar ao visitante uma maior diversidade de conhecimentos que possam contribuir para que o mesmo vá além dos aspectos lúdicos, refletindo sobre a importância do relevo na construção da paisagem. Adicionalmente almeja-se que este conhecimento possa ser fixado e disseminado, auxiliando assim na conservação do meio ambiente. Esta abordagem pretende conduzir, dentro de uma visão geossistêmica do desenvolvimento das paisagens, à percepção da importância da proteção de todos os fatores necessários para a conservação não apenas da biodiversidade, mas de todos os fatores abióticos. Assim sendo espera-se demonstrar o caráter fundamental do equilíbrio entre homem e natureza. Durante a abordagem do tema aqui sugerido pretende-se confrontar referenciais teóricos gerais com as particularidades das áreas pesquisadas. Deste modo imagina-se que será possível alcançar a disseminação do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Mauro Palhares – Integrante / HORNES, K. L. – Coordenador / Adalberto Ben-Hur Bischof Jr. – Integrante / Chisato Oka Fiori – Integrante.

Gostaria de comprar um de meus livros?